Quanto a higiene é importante em um setor alimentício?

Um alimento contaminado pode colocar em risco a saúde de quem o consome, assim como fechar as portas do empreendimento

Quanto a higiene é importante em um setor alimentício?

A produção de alimentos constitui importante atividade econômica. Sendo assim, o controle de qualidade desses alimentos é fundamental para a redução dos custos decorrentes de perdas e devoluções dos produtos acabados.

Para proteger os consumidores, tanto os produtores como as autoridades do setor alimentício têm responsabilidades no sentido de reduzir a incidência das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) de forma significativa.

Os impactos dos alimentos contaminados, no setor da saúde pública, assumem grande importância, tanto social quanto econômica, quando são considerados os gastos decorrentes do serviço médico, tratamento do enfermo, bem como representam parcelas significativas na renda nacional.

Todas as pessoas têm direito de esperar que os alimentos que comem sejam inócuos e aptos para o consumo. As doenças por transmissão alimentar e os danos provocados pelos alimentos são, no melhor dos casos, desagradáveis e, no pior, podem ser fatais. Mas existem também outras consequências.

Com aplicação da higiene, limpeza e sanificação nas indústrias de alimentos e estabelecimentos alimentícios, pode-se prevenir a transmissão, através dos alimentos, de DTAs e também a contaminação por microrganismos não patogênicos, mas que podem deteriorar os alimentos, diminuindo sua vida útil no mercado.

Portanto, a implementação de procedimentos corretos de higienização na cadeia produtiva preserva a pureza, a palatabilidade e a qualidade microbiológica, física e química dos alimentos; auxilia na obtenção de um produto que, além das qualidades nutricionais e sensoriais, tem uma boa condição higiênico-sanitária, não oferecendo riscos a saúde do consumidor.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Segurança Alimentar
Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 10-04-2023 Gastronomia

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.