Perigo! Entenda os tipos de contaminação dos alimentos

Para evitar ferimentos, doenças e até a morte de pessoas é necessária uma manipulação adequada, consciente, capacitada e responsável dos alimentos

Perigo! Entenda os tipos de contaminação dos alimentos

O consumo de um alimento está diretamente relacionado com as suas características e propriedades externas, tais como tamanho, formato, grau de maturação, cor, sabor, textura, consistência e grau de frescor.

Não obstante, tais características sensoriais e nutritivas devem estar compatíveis e coerentes com as características internas que revelam a segurança química, física e microbiológica do alimento.

Outro entendimento para alimento seguro destaca que a ausência de contaminações químicas, físicas e microbiológicas garante segurança aos alimentos. Dessa forma, é correto afirmar que os perigos químicos, físicos e microbiológicos são as principais formas de contaminação dos alimentos.

Entende-se por perigos as contaminações ou agentes de natureza física, química ou microbiológica que podem tornar um alimento não seguro para o consumo.

Os perigos físicos são aqueles provocados por materiais que podem machucar o consumidor do alimento, são exemplos: pregos, pedaços de plástico, fragmentos de ossos, pedaços de vidros, pedras, fragmentos de utensílios utilizados na preparação do alimento e fragmentos das embalagens dos alimentos, entre outros.

Os perigos químicos são aqueles advindos da adição de substâncias tóxicas, em excesso, utilizadas na higienização e sanitização de equipamentos e utensílios usados, da utilização de diluições em desacordo com aquelas recomendadas pelo fabricante e pela incorporação de aditivos, metais pesados, antibióticos e praguicidas às matérias-primas.

Como perigos microbiológicos destacam-se: vírus, bactérias, fungos, protozoários e helmintos que venham contaminar os alimentos em sua origem ou durante seu processamento.

Vale salientar que os perigos microbiológicos são as principais causas de contaminação dos alimentos e que os manipuladores de alimentos constituem a origem do problema e são grandes responsáveis pela contaminação microbiológica dos alimentos.



Conheça os Cursos CPT da Área Segurança Alimentar
Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 08-05-2023 Gastronomia

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.